Dia atribulado em Barcelona
O terceiro e último dia de testes shakedown em Barcelona teve uma manhã bastante atribulada: cinco bandeiras vermelhas, um pequeno incêndio, uma equipa a mudar a decoração à pressa, um grande prémio cancelado… Muita coisa para uma manhã!
Falemos então do que se passou em pista. Russell colocou finalmente um Mercedes no topo da tabela de tempos mas recorreu a pneus de manteiga para isso. O tempo mais rápido da manhã foi efectuado com os C5.
Manhã difícil para a Alpine que teve um problema hidráulico no A522. Problema esse que causou um pequeno incêndio e fez com que a equipa francesa fizesse as malas mais cedo. Já não irão rodar na sessão da tarde. Problemas também para a Haas que detectou uma fuga de óleo no VF-22 e assim Nikita MAzepin apenas pode marcar 9 voltas na sessão. Gasly saiu de pista e bateu forte e um pião de Zhou trouxeram mais bandeiras vermelhas. Zhou traria ainda outra bandeira vermelha quando ficou parado em pista. Sebastien Vettel também parou em pista a cinco minutos do fim da sessão e fez com que a manhã acabasse um pouco mais cedo para todos.
À tarde, a sessão será em piso molhado. A pista será molhada para simular condições de chuva.
No meio de tantos incidentes, apenas a Mercedes (66), a Red Bull (59) e a McLaren (52) conseguiram fazer mais de 50 voltas durante a manhã. Por falar em incidentes, o porpoising está resolvido? Não, não está. Para não terem de estar sempre a perguntar “que raio é isso?”, deixamos aqui uma pequena explicação.
Por fim, fora da pista a manhã também foi agitada com as ondas de choque da invasão à Ucránia a fazerem-se sentir na Fórmula 1. A Haas apresentou-se sem patrocínio da Uralkali e deu uma conferência de imprensa onde dizem ter o seu futuro assegurado. Ao final da manhã tivemos o comunicado da Fórmula 1 a dizer que o Grande Prémio da Rússia não se irá realizar. Nas próximas semanas deveremos ficar a saber o futuro de Nikita Mazepin.
Ficam os tempos e as imagens do dia.
# | Piloto | Carro | Melhor Tempo | Composto | Voltas |
1 | Russell | Mercedes | 1m19.233s | C5 | 66 voltas |
2 | Verstappen | Red Bull | 1m19.756s | C3 | 59 voltas |
3 | Vettel | Aston Martin | 1m19.824s | C4 | 48 voltas |
4 | Leclerc | Ferrari | 1m19.831s | C3 | 44 voltas |
5 | Latifi | Williams | 1m20.699s | C4 | 5 voltas |
6 | Norris | McLaren | 1m20.827s | C3 | 52 voltas |
7 | Alonso | Alpine | 1m21.242s | C3 | 12 voltas |
8 | Zhou | Alfa Romeo | 1m21.939s | C3 | 41 voltas |
9 | Gasly | AlphaTauri | 1m22.469s | C2 | 40 voltas |
10 | Albon | Williams | 1m22.652s | C2 | 21 voltas |
11 | Mazepin | Haas | 1m26.229s | C3 | 9 voltas |