Muita acção em pista mesmo sem Fórmula 1
Depois de Imola e enquanto carrega baterias para Miami, a Fórmula 1 faz uma pausa mas isso não significa que não haja corridas este fim-de-semana. Bem pelo contrário, a Agenda vai estar outra vez recheada. Vamos dar uma vista de olhos no programa das festas para o fim-de-semana de 30 de Abril e 1 de Maio.
MotoGP continua ibérico
Depois da passagem por Portugal no último fim-de-semana, o MotoGP segue para Espanha já esta semana. Em Jerez de la Frontera, uma das catedrais do MotoGP, corre-se a primeira de quatro provas em Espanha ao longo do ano.
O campeonato está completamente em aberto. Após Portimão, Fabio Quartararo lidera com 69 pontos, os mesmos de Alex Rins. A três pontos de Rins e Quartararo, está Aleix Espargaró com 66 pontos. Miguel Oliveira é oitavo da geral com 39 pontos.
A partida para o Grande Prémio de Espanha em MotoGP é às 13h00, hora de Portugal
No IMSA tragam as garrafas porque saca-rolhas já temos!
O IMSA regressa este fim-de-semana e mantém-se pela California. Depois das ruas de Long Beach, a quarta prova do ano e segunda da Sprint Cup vai a Laguna Seca. Na pista do saca-rolhas, Filipe Albuquerque vai tentar recuperar do mau resultado de Long Beach para trazer de volta o #10 da Wayne Taylor Racing de volta aos lugares do topo da tabela classificativa. A classificação é liderada por Farl Bamber e Alex Lynn no Cadillac #02 da Chip Ganassi.
Após Long Beach, Filipe Albuquerque e Ricky Taylor são quartos da geral mas o primeiro lugar não está longe. O ano passado Laguna Seca deu-nos uma das melhores corridas do ano e a dupla do Acura #10 saiu vencedora.
A bandeira verde em Laguna Seca será por volta das 20h00, hora de Portugal
Sábado com Fórmula E nas ruas do Mónaco
A Fórmula E regressa também a um circuito onde os portugueses foram felizes na última visita. Em 2021 António Félix da Costa fez ouvir A Portuguesa nas ruas do Mónaco e este ano o objectivo é repetir o feito.
Jean-Éric Vergne lidera a classificação da Fórmula E com 60 pontos, mais 2 do que os 58 de Robin Frijns e mais 4 que Stoffel Vandoorne, com 56. António Félix da Costa é 12º mas há muito campeonato pela frente e o Mónaco é um excelente lugar para começar a recuperação.
O E-Prix do Mónaco será no Sábado e a partida será dada quando forem 14h00 em Portugal.
IndyCar vai à Sweet Home Alabama
A Indycar entra no mês mais importante do ano. Maio é mês de Indianápolis em dose dupla. Primeiro com o Grande Prémio e depois com as 500 Milhas mais famosas do Mundo. Antes disso, há tempo para uma visita ao Barber Motorsports Park no Albama para a quarta prova do ano.
A Penske tem sido dominadora até aqui, primeiro com Scott McLaughlin e depois com Josef Newgarden a vencer as duas provas seguintes. Romain Grosjean ameaçou quebrar o domínio em Long Beach mas ainda não foi desta que se estreou a vencer na IndyCar.
À chegada a Barber, Newgarden é líder com 118 pontos, McLaughlin é segundo com 113 pontos e Álex Palou é terceiro, e o melhor não-Penske com 103 pontos.
A partida é à hora do lacnhe: 17h00 em Portugal Continental.
NASCAR
Após Talladega, a NASCAR vai até Dover para a DuraMAX Drydene 400 naquela que será a décima primeira prova da fase regular.
Chase Elliott lidera a tabela de pontos e oito pilotos já venceram até agora, estando em boa posição para seguirem para o playoff.
A Dover 400 tem o arranque marcado para as 20h00.