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ANÁLISE: Alpine atualiza pontões

A Alpine surpreendeu-nos ao trazer uma mudança significativa no design dos seus pontões logo após os testes no Bahrain.

Surpreende porque? Esta solução ainda não tinha sido testada em pista, e após duas semanas com uma configuração, a equipa apresenta outra algo diferente, apanhou-nos de surpresa.

Impacto da nova abordagem

Para percebermos o funcionamento, temos primeiro de ver onde está o problema.

Os antigos pontões da Alpine

Representado a azul no declive dos pontões está o fluxo esperado, reparem que exageramos o problema, fazendo descair esse fluxo para a lateral do pontão.

Isto acontece devido ao ar turbulento (branco) da roda dianteira, o seu efeito acabo por arrastar consigo os fluxos superiores e laterais.

Solução?

Algo similar à Ferrari. Criar uma barreira física.

Wow, os nossos dotes de pintura, craques!

Subindo os pontões na zona posterior, podemos criar um caminho, o qual leva o fluxo até ao ponto desejado, neste caso difusor e beam wing, sem que este seja perturbado pelo ar turbulento da roda dianteira.

Mas mostrem mais dessa técnica apurada de paint

Enfim, por vocês tudo

Vista lateral dos pontões

Pela Lateral é mais perceptivel a abordagem da Racing P….perdão, da Alpine. O pontão serve agora como escudo.

Imprevisto, mas lógico?

Totalmente por testar, esta solução certamente não está!

A equipa conseguiu dados de correlação durante os testes e certamente está confiante nos seus modelos CFD (Computer Fluid Dynamics).

Daí a confiança neste nova solução.

Esteban Ocon não teve muita sorte com o seu carro no entanto. Uma vez que perdeu estes novos pontões logo FP1.

Felizmente para nós, através dessa imagem, conseguimos ver bem o canal criado nos sidepods para a passagem do fluxo

Ocon disse adeus à sua atualização

A verde esbatido é simplesmente espaço vazio. Isto mostra que a largura do Alpine é uma questão aerodinâmica e não problemas de packaging.

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