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ANÁLISE: Ferrari com um dos melhores inícios de temporada de sempre

Melhor apenas na era Schumacher-Barrichello

Se dúvidas houvesse, os números falam por si. O F1-75 é um carro muito bem nascido e deu à Ferrari um dos melhores inícios de temporada de sempre. Na verdade, com três corridas disputadas, é o terceiro melhor de da sua história.

Charles Leclerc trouxe duas vitórias e um segundo lugar para Maranello e Carlos Sainz juntou-lhe um segundo e um terceiro lugar, para além do abandono em Melbourne. Uma bonita colheita que se traduz em 104 pontos até ao momento.

Um feito respeitável, se pensarmos que a história da Scuderia na Fórmula 1 é tão antiga como o próprio campeonato e que por lá já passaram meia dúzia de cavalheiros com nomes de respeito.

Dois desses ilustres eram, até agora, os detentores do terceiro melhor arranque de sempre da Ferrari, Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen, em 2017 fizeram 102 pontos com o SF-70H.

O início de temporada de 2017 prometia para a Ferrari mas no fim Hamilton e a Mercedes foram mais fortes

Nesse ano, Vettel venceu na Austrália e Bahrein – curiosamente as mesmas pistas onde Leclerc venceu este ano – e foi segundo na Malásia, com Kimi a ser quarto nas provas vencidas por Vettel e quinto na Malásia. Para ser justos, em 2017 a volta mais rápida ainda não valia um ponto, porque se valesse, Kimi e Vettel teriam feito 103 pontos, graças à volta mais rápida de Räikkönen em Melbourne. Ainda assim, vantagem para Leclerc e Sainz.

É preciso recuarmos até ao ano 2000, o primeiro do domínio de Schumacher, para encontrar outro arranque de temporada da Ferrari a este nível. Nesse ano, Schumacher venceu as três primeiras provas na Austrália, Brasil e Imola. Barrichello juntou-lhe um segundo lugar na Austrália e um quarto em Imola, desistindo em casa. A estes resultados juntaram ainda voltas mais rápidas para Barrichello em Melbourne e para Schumacher em Interlagos.

Contas feitas, na moeda actual um arranque destes valia uns bem simpáticos 107 pontos, correspondentes ao segundo melhor arranque de sempre da Ferrari. A vitória a mais de Schumacher faz a diferença face ao segundo lugar de Leclerc na Arábia Saudita, apesar de Sainz ter um terceiro lugar de vantagem em relação ao quarto de Barrichello.

Também nessa altura temos um início de temporada praticamente igual ao da actual. Em 2001 Schumacher venceu duas das três primeiras corridas e teve um segundo lugar. Barrichello, tal como Sainz este ano, fez um terceiro lugar e teve uma desistência. Se fizermos a equivalência para o sistema de pontos actual, a diferença está nas voltas mais rápidas. Leclerc fez a melhor volta nas três corridas até agora e Schumacher apenas fez na Austrália nesse ano. Daria uns respeitáveis 102 pontos, na medida actual, logo atrás de Kimi e Vettel em 2017.

Os incríveis resultados de 2004

Schumacher e o F2004 foram absolutamente dominadores em 2004

E foram precisamente Schumacher e Barrichello que deram a Maranello a sua melhor temporada de sempre. O ano, foi 2004, ano do sétimo e último título de Schumacher.

O arranque de temporada da Ferrari foi quase perfeito. Schumacher vence as três primeiras corridas na Austrália, na Malásia e no Bahrein. Juntou-lhes ainda a pole-position nas três corridas e a volta mais rápida na Austrália e Bahrein. A excepção foi a Malásia, onde Montoya conseguiu roubar a melhor volta a Schumacher. Quanto a Barrichello, juntou segundos lugares na Austrália e Bahrein à contabilidade e um quarto lugar na Malásia.

Na Austrália, Schumacher não só venceu como fez um Grand Slam. O último da Ferrari, precisamente até à vitória de Charles Leclerc, também em Melbourne, no fim-de-semana passado.

Pegamos novamente no nosso conversor para perceber quanto valia um inicio de temporada assim, ao câmbio actual, 125 pontos de um total de 132 possíveis. Muito melhor do que isto não fica. Em 2004, estes resultados correspondiam a 51 pontos.

Nessa temporada, Schumacher iria vencer 12 das 13 primeiras corridas. A excepção foi o Mónaco onde Schumacher desistiu devido a um bizarro acidente com Montoya atrás do safety-car… Um acidente que deu a primeira – e única – vitória a Jarno Trulli, da Renault. O ciclo de vitórias de Schumacher e da Ferrari só seria novamente quebrado em Spa-Francorchamps quando Kimi Räikkönen deu a única vitória da época à McLaren, ainda na ressaca do fiasco do MP4-18. Barrichello venceu as duas provas seguintes e Schumacher voltou a vencer no Japão. Juan Pablo Montoya fechou a temporada a dar também a única vitória da temporada à Williams, no Brasil.

O que esperar do resto da época

Se estes dados nos indicam alguma coisa é que nada está garantido. Nas três temporadas que comparamos os resultados foram completamente distintos.

Em 2000 Schumacher lutou quase até final com Mika Häkkinen pelo título de pilotos. Já em 2017 foi Vettel a lutar com Hamilton pelo campeonato mas no final foram Hamilton e a Mercedes a superiorizar-se. Mas em 2004 foi um arranque meteórico para um domínio avassalador como poucas vezes se viu na Fórmula 1.

Certo é que foi mesmo um início de época muito bom da Ferrari. Depois da travessia do deserto de 2020 e 2021, a Scuderia está de volta e mostrou que tem carro e pilotos para lutar por vitórias. Se chega para os títulos? A época é longa, mais longa do que nunca más é bom tê-los de volta à luta. Que seja uma boa luta até final. Quantos mais, melhor.

O raio do carro é rápido e é bonito. Merece uma galeriazinha aqui para alegrar a vista.

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