Home » ANÁLISE: Graining, vamos lá Safar isto!

ANÁLISE: Graining, vamos lá Safar isto!

AHAHAHAH, desculpem lá, ainda nos estamos a rir deste magnífico título, já vão perceber porquê.

Graining, ou se preferirem e para fazer já mais sentido, granulação.

O que é?

É um fenómeno que acontece nos pneus quando são exercidadas várias forças, sobretudo laterais. Estas forças fazem desprender pedaços pequenos de borracha, mas estes voltam imediatamente a colarem-se ao pneu, criando uma superfície irregular.

Como consequência perde-se aderência e como a superfície de contato com o asfalto diminui, também se torna mais díficil colocar temperatura no pneu de forma eficiente.

Podemos ver nesta imagem:

Graining num pneu médio, lol, típico Pirelli

Leram a legenda da imagem anterior certo? Não? Voltem atrás então e façam-nos lá esse favor.

Esse tom jucoso para com a Pirelli, deve-se ao facto de o graining ser normal em pneus mais macios, E ESTES GAJOS FAZEM UM MÉDIO CAPAZ DE GRAINING?????

*inspira* *expira*

Macios vs Duros

Ok, mais calmos já. Portanto, porque há maior tendência dos pneus macios granularem em comparação com os pneus mais duros?

Os pneus macios, sobretudos os maus, têm tendência a ganhar temperatura mais rápido (normal até aqui), mas por vezes essa temperatura é superficial e não penetra no pneu. Com o movimento do carro e o contato asfalto/pneu, esta camada superficial fragmenta-se mais facilmente.

A própria dureza do pneu, mesmo em condições de temperatura semelhantes para compostos macios e duros, também ajuda ao fenómeno. Se tiverem um pedaço de plasticina, é mais fácil tirar-lhe bocados se a aquecerem primeiro (podem experimentar, vá lá, sabemos que estão mortinhos).

O facto de um ter mais aderência do que o outro também ajuda, a goma solta terá sempre tendência a aderir num pneu mais macio (tem mais grip natural) do que num pneu duro (menos grip).

Querem ver?

Ah e tal, é tudo muito giro, mas não conseguem explicar isso com uma borracha, ou safa como dizem aí para cima nessa vossa terra”

Para começar, cuidadinho com esse tom condescendente ok? Famalicão é a capital, respeitinho.

Depois, conseguimos explicar isto com uma safa, borracha para os menos cultos.

Parte rosa é o pneu macio, parte azul o pneu duro.

Reparem como com o movimento, a parte macia solta muito mais pedaços de borracha, e como aquece mais rápido, estes pedaços agarram-se imediatamente.

Já a parte azul solta menos pedaços e mais pequenos, e como não tem tanta aderência nem ganha temperatura tão rápido, agarram-se menos bocados de borracha:

E cá está, assim se explica o graining

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *