Equipa planeia construir fábrica no Reino Unido
Depois de na semana passada anunciar que a Andretti Autosport pretende entrar na Fórmula 1 já em 2024, Mario Andretti confirmou numa entrevista ontem a David Land que já tem acordo com a Renault para utilizar a sua unidade motriz a partir de 2024. O campeão do mundo de 1978 disse ter um acordo formal com os franceses e ter permissão para o divulgar publicamente.
Andretti disse também que “Não somos novatos. Sabemos os pré-requisitos e que existe também um factor tempo aqui. Assim que dissermos ‘vamos’, temos de ir”. Acrescentou também que “Muito trabalho já foi feito. Sabemos onde vamos construir a fábrica e vai ser construída no Reino Unido. Sabemos que temos pessoas, pessoas de destaque que já fizeram este tipo de trabalho, tal como start ups”.
Apesar de o grupo Andretti estar presente em algumas das mais importantes categorias do automobilismo, com a IndyCar e o IMSA à cabeça, entendem que o salto para a Fórmula 1 será “gigantesco” mas garante estarem preparado.
Durante a semana alguns líderes das equipas (sim, estamos a olhar para vós, Toto e Christian!) mostraram-se pouco favoráveis à entrada de um novo construtor na F1. Toto Wolff disse que “tem que mostrar qual a mais valia para a Fórmula 1 e para a FIA e o que pode fazer pelas outras equipas para merecer o lugar”. Já Zak Brown é da opinião contrário e defende que seria um erro tremendo a F1 rejeitar um nome como a Andretti. Na opinião de Zak, se a Fórmula 1 quer crescer num mercado como os Estados Unidos, um nome como o da Andretti é valiosíssimo. Zak Brown deve ter ouvido o nosso último podcast ou trata-se simplesmente de uma pessoa sensata. A última vez que a Fórmula 1 contou com 11 equipas foi em 2014 mas, com a falência da Caterham, ficou reduzida a 10.
Entretanto, em vésperas de arranque da IndyCar, Michael Andretti, filho de Mario e líder da Andretti Autosport, confirmou que o tweet a dar conta dos planos da equipa para 2024 foi intencional e pretendia por pressão na FIA. Citado pelo IndyStar referiu que o projecto nasceu depois de falhadas as negociações para adquirir a Sauber. Depois de iniciadas as conversações com a FIA, esta ficou de dar uma resposta até finais de Janeiro. Quase um mês do prazo dado e sem ter resposta, os Andretti resolveram tornar a coisa pública.
Aguardamos os próximos capítulos mas por aqui estamos a torcer para ter a Andretti na grelha da Fórmula 1 já em 2024.
Podem ver aqui a entrevista de Mario Andretti a David Land.