Tecnologia

O desporto automóvel atual depende tanto da máquina como do piloto, aqui no Bandeira Amarela gostamos de ter isso bem presente, e temos um certo prazer em mostrar a componente técnica de forma a que seja possível a todos perceberem como funcionam as máquinas, até porque os humanos são demasiado complicados para os Percebermos.

Aqui têm todos os nossos artigos onde abordamos questões de engenharia, seja performance ou segurança:

  • ANÁLISE: Os potenciais riscos do AMR22-B


    A Aston Martin apresentou em Barcelona a sua nova spec para o monolugar de 2022, temos agora um AMR22-B. E, como já devem ter reparado as semelhanças com um certo Red Bull RB18 são evidentes. A equipa já provou junto da FIA a legalidade da “cópia” apesar da insatisfação da Red Bull. Mas, será assim…

  • ANÁLISE: GEN 3 – Star destroyer


    May the fourth be with you, parece-nos a data ideal para analisarmos a nível técnico o novo Gen3 da Formula E. Com as suas parecenças com um star destroyer a inspirarem ainda mais esta análise. Abordagem aerodinâmica Ao contrário daquilo que vemos na Formula 1, a carenagem dos Formula E são spec, isto significa que…

  • FORMULA 1: Novidades no regulamento desportivo


    A Formula 1 publicou dia 29 de Abril a nova versão do regulamento desportivo, o qual conta com algumas novidades. Testes com carros antigos Na verdade, nada muda no regulamento no que toca à utilização dos carros antigos, mas a estes juntam-se os carros mula, os quais algumas equipas prepararam para testar os novos pneus…

  • ANÁLISE: esteve Alonso perto de ir ao pódio na Austrália?


    Ainda sobre a corrida anterior… Durante a última semana surgiram alguns artigos na imprensa sobre a prestação de Fernando Alonso no Grande Prémio da Austrália. Até aqui, nada de novo. Afinal, trata-se de um dos quatro Campeões do Mundo em actividade e um dos pilotos mais mediáticos da Fórmula 1 actual, não surpreende que seja…

  • ANÁLISE: Quão bom foi o stint de Albon?


    Alexander Albon surpreendou toda a gente com um stint magnífico de 57 voltas no Grande Prémio da Austrália para resgatar o último ponto disponível. Mas na realidade, quão bom foi o stint e qual foi o ponto fulcral para a Williams conseguir o seu primeiro ponto da temporada? Caído do céu? É fácil pensar assim…

  • As novas unidades motrizes para 2026 e o fim da MGU-H


    O que falta, Volkswagen? Nas últimas semanas tem-se falado muito (outra vez!) na entrada do Grupo Volkswagen na Fórmula 1. Esta frase foi escrita no dia 08 de Abril de 2022 mas podia ter sido escrita no 03 de Março de 2013 ou no 15 de Julho de 2007. Ou seja, há mais de 10…

  • ANÁLISE: Graining, vamos lá Safar isto!


    AHAHAHAH, desculpem lá, ainda nos estamos a rir deste magnífico título, já vão perceber porquê. Graining, ou se preferirem e para fazer já mais sentido, granulação. O que é? É um fenómeno que acontece nos pneus quando são exercidadas várias forças, sobretudo laterais. Estas forças fazem desprender pedaços pequenos de borracha, mas estes voltam imediatamente…

  • ANÁLISE: Porque se soltaram as rodas do VF22?


    Para iniciarmos este análise precisamos de vos apresentar, caso não conheçam, os wheel tethers. São na verdade cordas, com origem na industria marítima, fabricadas de polybenzoaoxide, é um nome demasiado formal para quem quer ser íntimo com estes dispositivos, por isso, chamemos-lhe zylon. Zylon é um material bastante resistente e se for processado da forma…

  • ANÁLISE: F1 – o tamanho conta!


    Não é por acaso que dizemos que os carros actuais são limousines É um assunto que tem ganho relevância nos últimos anos, os carros da Fórmula 1 estão cada vez maiores. Na televisão parecem grandes, ao vivo parecem enormes. Quão grandes afinal são estes barcos? Vamos pôr alguns números nisto. As crianças estão tão crescidas!…

  • ANÁLISE: Porque puxa a Mercedes um paraquedas?


    Tem sido um dos assuntos da atualidade na Formula 1. A fraca performance de todas as equipas com motores Mercedes, tem de significar uma coisa só…este motor nasceu mal. Mas e se não for bem assim, ou pelo menos, senão for apenas o motor? Mas como assim? Esta análise nasce das declarações de Toto Wolff.…

  • ANÁLISE: pneus 2022 – redondos e pretos… e maiores! O que muda?


    Em 2022 os pneus na Fórmula 1 passam de 13″ para 18″ de diâmetro de jante Nova temporada, novo regulamento aerodinâmico, novos carros e novos pneus. O Mundial de Fórmula 1 arrancou este domingo, no Bahrein. Nesta altura, já todos sabemos que as jantes cresceram em 2022 e, quem ainda não soubesse, pelo menos deve…

  • ANÁLISE: Alpine atualiza pontões


    A Alpine surpreendeu-nos ao trazer uma mudança significativa no design dos seus pontões logo após os testes no Bahrain. Surpreende porque? Esta solução ainda não tinha sido testada em pista, e após duas semanas com uma configuração, a equipa apresenta outra algo diferente, apanhou-nos de surpresa. Impacto da nova abordagem Para percebermos o funcionamento, temos…

  • F1: os carros voltam a engordar


    Mais 3kg para cada um Quem nunca acumulou aquela gordurinha extra durante as férias? Pois, acontece aos melhores. Este ano, a Fórmula 1 teve direito a uma engorda de 43kg durante as férias mas pelos vistos não chegou. Após o teste shakedown de Barcelona, algumas equipas queixaram-se de ficar muito acima do peso mínimo, valores…

  • ANÁLISE: F1-75, voluptuoso como um F1 deve ser?


    Tal como McLaren e RedBull, a Ferrari continuou na segunda semana de testes a optimizar o seu conceito aerodinâmico. O F1-75 é lindo, pronto, é isso. O carro é espetacular, não vale a pena dizer mais nada. Qual fundo novo, não interessa. Se isto fosse justo, a análise técnica era: nossa, coisa linda, é rápido!…

  • ANÁLISE: FW44, Ai tenho um furo!


    Calma, calma, não é nesse sentido. Ainda não tinhamos tido a oportunidade de ver bem o Williams FW44 e por isso vamos completar isto, com as imagens dos testes. Confirmou-se aquilo que estava já evidente com o aparecimento dos primeiros videos do FW44, os pontões são furados: O trabalho em conjunto do furo e do…

  • ANÁLISE: MCL36, essa não tínhamos visto


    A McLaren optou por continuar a compreender melhor o seu carro durante a semana de testes. Atualizações aqui e ali, novos fundos e muito trabalho. Infelizmente a notícia mais sonante não foi… positiva, ou melhor, até foi… Daniel Ricciardo testou positivo à covid 19 e, portanto, todo o trabalho recaiu sobre Lando Norris (coitadinho daquele…

  • ANÁLISE: Os incrementos do RB18


    A RedBull chegou aos testes oficiais da Formula 1 com uma abordagem bem definida. O objetivo de Barcelona pareceu alcançado, agora tratava-se de melhorar a solução já implementada no RB18. Ao longo da segunda semana, as atualizações no carro da RedBull foram notórias, mas ao contrário da Mercedes, nada radical, mas sim incremental. As atualizações…

  • ESPÍRITO: Consegues ver este espelho?


    É o primeiro caso onde de facto o espírito pode vir a ser chamado a intervir. A Scuderia Ferrari não está propriamente satisfeita com a interpretação da Mercedes sobre os espelhos. Em comparação com as restantes equipas, duas coisas saltam à vista: O local onde o suporte está colocado no chassis, e as aletas por…

  • ANÁLISE: O W13 fez uma lipo!


    Foi o principal ponto de destaque na segun…primeira e única (cof cof) semana de testes da pré-época de Formula 1. O Mercedes W13 ou fez uma dieta cetogénica agressiva ou uma lipoaspiração. Cobertura de motor e pontões novos, os quais acompanham um novo packaging, algumas alterações no “puzzle” interior, sobretudo no intercooler e admissão do…

  • PNEUS: pneus de 2022 e as primeiras escolhas da temporada


    A Pirelli divulgou hoje as escolhas de pneus para os três primeiros grandes prémios da temporada: Bahrein, Arábia Saudita e Austrália. Ao contrário do que aconteceu o ano passado, a Pirelli optou por divulgar apenas os compostos para as três primeiras corridas. Em 2021, recorde-se, a Pirelli divulgou ainda antes da temporada as escolhas de…

  • OS DETALHES – Rally 1, a nova era do WRC


    O WRC abraçou a tecnologia hibrida para a nova era do Campeonato do Mundo de Rally. Os Rally 1 têm-se mostrado espetaculares nestas duas provas iniciais do mundial, pela velocidade, e no nosso entender pela beleza também. Portanto decidimos espreitar por baixo da pele, o que escondem estas novas máquinas. Disclaimer: O Bandeira Amarela repudia…

  • ANÁLISE – Porpoising? Correlação de dados? Aero rakes? Flowviz? Explicamos!


    Muitos termos técnicos voam de um lado para o outro, e achamos por bem mostrar o seu significado, sobretudo em altura de testes, e com todos nós já sedentos de competição, acaba por ser interessante perceber aquilo que as equipas estão a fazer, e as dificuldades pelas quais passam. Porpoising – bambolear Porpoising é a…

  • ANÁLISE: Newey, quantas abordagens aero queres? – Sim!


      Um cocktail de aerodinâmica O RB18 não consegue passar despercebido, a quantidade de detalhes é impressionante, é agressivo, detalhado, trabalhado, olha-se para o RB18 e nota-se, vem para a luta! Newey e a sua equipa não pouparam esforços. Todos os detalhes cuidadosamente esmiuçados, sortirá efeito esta abordagem quase obsessiva? Adjetivo perfeito para este RB18,…

  • ANÁLISE – o verdadeiro Haas VF-22 vem cheio de detalhes


    O VF-22 foi à pista A Haas foi a primeira equipa a mostrar o seu novo carro para 2022. Quer dizer, mais ou menos. Antes das apresentações de toda a gente e quase sem aviso, a Haas simplesmente mostrou algumas imagens do VF-22. Essas imagens digitais eram, segundo Günther Steiner, uma versão inicial do desenvolvimento…

  • ANÁLISE – A522 Mostrou os fatos para as galas, e ainda que timido, mais qualquer coisa…


    A nossa chaleira preferida…desapareceu. Fruto de uma ligeira revolução na unidade motriz, o A522 deixou de nos presentar com a bela (cof cof) forma característica do A521 e do RS20. Se estão curiosos sobre o conceito aplicado nessa abordagem, podem passar pela secção de trens de cozinha do BA. Uma das principais mudanças na unidade…

  • ANÁLISE – Os minuciosos toques do W13


    Já devem ter reparado, quantos mais carros vêm, mais fácil vos é encontrar as suas diferenças e identificarem se estamos a ver um carro real ou não. Além disso, e pelas reacções recebidas hoje nas nossas redes sociais, também vos começa a ser mais fácil perceber se o carro foi ou não trabalhado. O W13…

  • ANÁLISE – O impróprio para menores F1-75 da Scuderia


    Vamos começar esta análise por estabelecer aqui uma coisa. Por esta altura já perceberam. Asas criam carga aerodinâmica, ok, simples, e depois estamos aqui a tentar conduzir os fluxos, nas melhores condições possíveis (energéticos através de vórtices, ar limpo, afastar ar sujo, etc), para onde mais interessa. Em 2022 particularmente para os túneis de Venturi,…

  • ANÁLISE – Williams: afinal o FW44 sempre apareceu e é uma chaleira!


    Afinal… sempre vimos imagens reais do FW44! Depois de ter desiludido meio mundo ao mostrar a maquete da F1 com a decoração deste ano na apresentação da equipa (e só não desiludiu o outro meio porque o raio da pintura é mesmo bonita), a Williams reconquistou o amor e a afeição dessa multidão desiludida ao…

  • Olha quem apareceu, o Alfa Romeo C42


    Pois é, camuflado, para se ver muito pouco, e garantimos que de facto é uma dor de cabeça olhar para aquilo. Ainda assim, duas dioptrias depois, lá conseguimos retirar alguma informação sobre o Alfa Romeo C42. Uma das coisas que saltou à vista foram logo os pontões, e deram-nos uma ideia para criarmos algo visual,…

  • Quase na mouche, mas na nossa – AlphaTauri AT03


    A AlphaTauri apresentou no dia dos namorados o 4º carro de 2022 (e a 5º pintura). Foi por um pontão estreito, era isso e as nossas previsões para o carro de 2022, bem que se poderiam baptizar AT03. Ah, e a suspensão, a Alpha Minardi apostou, tal como a Aston Martin, à dianteira, por uma…

  • Ainda o Aston Martin AMR22: temos duplo fundo?


    A última semana foi animada para quem gosta de Fórmula 1 com algumas equipas a mostrarem os seus carros para 2022 e a Red Bull a mostrar como tem jeito para a pintura e a mostrar ao mundo um cheque gordinho. Como de pintura percebemos pouco e, apesar de gostarmos muito, os cheques não querem…

  • ANÁLISE: Está o McL36 perto de ser uma obra de arte?


    Vamos começar já por meter as mãos no fogo, azar, se nos queimarmos isto acaba por ter mais piada e tudo. O McLaren? Gostamos, e muito, a silhueta do McL36 está próximo daquilo que imaginávamos quando fizemos uma previsão de como poderiam ser os carros de 2022. E felizmente ainda vimos mais uns detalhes e…

  • Aston Martin AMR22 – finalmente um carro de 2022!


    E à terceira apresentação… o primeiro carro! Pois é, a Aston Martin mostrou hoje as suas novas cores (e que cores!) para 2022 mas mostrou muito mais do que isso. Mostrou o carro real para a nova época. Já sabemos, não é uma versão final, não sabemos se aquelas soluções são soluções que foram descartadas…

  • Efeito de solo 2.0 ou o Brabham BT46B – o carro ventoinha


    Finalmente está a chegar a temporada de Fórmula 1 de 2022. Só mais uma temporada de F1, certo? Errado, estamos todos à espera do que aí vem há muito. E o que aí vem é uma nova fórmula aerodinâmica que reintroduz um novo conceito há muito abandonado pela Fórmula 1: o efeito de solo. Este…

  • Haas VF-22: o que vimos afinal?


    Sem ninguém estar propriamente a contar, a Haas apresentou ontem o VF-22. Num anuncio nas redes sociais ontem a Haas dizia que iam mostrar já nesta sexta-feira o VF-22 mas diziam também que era o “livery reveal”. Com base nisso e com toda a gente a esconder o jogo o que esperávamos ver era apenas…

  • Quão diferentes da maquete serão os carros de 2022?


    O novo regulamento técnico para 2022 é o grande ponto de interesse da nova época de Formula 1. Imaginem, é até mais interessante do que a namorada do Lando Norris (cabeça a explodir) Assim sendo, tentamos prever como é que serão os novos monolugares. Uma tarefa árdua com uma possibilidade de sucesso muito baixa, mas…

  • McLaren MP4-18

    MP4-18 – o McLaren perdido


    Contar até 20 não tem grande dificuldade, todos aprendemos na escola desde cedo. Sabemos que a seguir ao 1 vem o 2 e que a seguir vem o 3 e por aí adiante. Mais à frente sabemos que a seguir ao 17 vem o… 18. Certo? Bem, se estivermos a falar da história da McLaren…

  • 2022 ano de mudanças e novos conceitos aerodinâmicos


    Este artigo é um pouco longo, por isso decidimos dividir em partes, assim podem seguir directamente para a secção que mais vos interessa. Está dividido assim: A Lotus e Colin Chapman – as “asas” Os carros asa e o efeito de solo Ascensão e queda – proibição do efeito de solo A aplicação para 2022…

  • Jantes do séc. 21com tampões do séc. 20?


    Pela primeira vez na história da F1 vamos ter jantes de 18 polegadas nos monolugares. Mas, apesar da fantástica aparência num carro de F1 actual é bastante provável que vejamos muito pouco das novas jantes. Isto porque o plano passa por utilizar tampões sobre as rodas por questões aerodinâmicas. É precisamente esse ponto que queremos…

  • No rake no fun? O fundo plano da Aston Martin


    Otmar, Otmar, Otmar. Não corras tanto, vais-te cansar. É um dos momentos do paddock, Otmar Zé-fe-nau-er algo chateado pelos novos regulamentos retirarem mais performance a monolugares com uma filosofia de design com pouco rake (Ângulo de Ataque). Se perderam o artigo anterior onde explicamos o porquê de isto ser assim, podem encontrá-lo aqui (importante que…

  • W12, uma Diva?


    Esta história começa numa alteração ao regulamento técnico da Formula 1 que tem como intuito diminuir a carga aerodinâmica gerada pelos carros de forma a que os fantásticos pneus “design to degrade” parem de rebentar ao “acaso”. Algo estranho é certo, quando a própria construção dos pneus altera para que eles próprios sejam mais robustos,…

  • Uma boa traseira


    Encontramos imagens de traseira de todos os carros que queríamos, aqui explicamos a nossa curiosidade. O que queríamos perceber era o quão agressivas estão a ser as equipas no packaging na zona posterior, sabemos que o Mercedes e os Aston Martin, pelas bossas dão a entender que estão a puxar pelos limites. Mas vamos começar…

  • Alpine, uma chaleira, ou um conceito revolucionário?


    A famosa chaleira, perdão, o Alpine como dizem por aí. O que se passa naquela admissão de ar e o porque daquelas dimensões? É na verdade um trade-off bastante simples, as equipas querem sempre alimentar o difusor e o fundo plano da melhor forma, o que lhes impede de uma total liberdade? O motor, essa…

  • O Nariz – anatomia aerodinâmica


    Assunto de pré-temporada têm sido os “narizes” dos carros, por isso decidimos fazer aqui uma breve explicação das diferenças entre os largos e os afunilados.   Inicialmente, sem excepção, no ínicio deste regulamento aerodinâmico todas as equipas tinham os seus carros com a solução mais larga, ainda que a Mercedes sempre tenha optado por uma…