Dobradinha no regresso às vitórias da Scuderia!
Os novos regulamentos prometiam e cumpriram! Uma grande corrida no Bahrein marcou o arranque da nova era do efeito de solo na Fórmula 1. A Ferrari mostrou que fez bem o trabalho de casa e trouxe uma dobradinha para Maranello. Uma vitória que fugia à Ferrari desde Setembro de 2019, na altura outra dobradinha, com Vettel a trazer para casa a sua última vitória com a Scuderia e secundado por Leclerc.
Leclerc partiu da pole, com Max Verstappen ao seu lado. Sainz e Perez partiam de terceiro e quarto, com Hamilton em quinto. Após a partida, os três primeiro mantiveram posições e assim ficou até à primeira paragem. No segundo stint de pneus,a Verstappen aproximou-se de Leclerc e atacou a liderança. Seguiram-se várias trocas de líder entre ambos, até que uma travagem queimada de Max destruiu-lhe o jogo de pneus e Leclerc consolidou o primeiro lugar.
A corrida teve uma reviravolta à volta 44, quando Pierre Gasly abandonou com o motor Red Bull do seu AlphaTauri cedeu e ficou em chamas. Safety-car em pista e pouco depois do reinício, era a vez de Max Verstappen ficar parado, supostamente com problemas de motor. Sergio Pérez ficava com a missão de defender o pódio para a Red Bull mas, pouco depois, foi a vez de Checo ver o motor do seu Red Bull calar-se. A Red Bull suspeita de uma falha na bomba de gasolina, um componente que este ano passou a ser spec. Ainda não há confirmação oficial.
Hamilton ascendia assim ao último lugar do pódio, depois do Mercedes W13 nunca ter parecido em condições de lutar de igual para igual com o F1-75 e o RB18.
Mais atrás, excelente corrida para a Haas. Kevin Magnussen conseguiu um incrível quinto lugar no seu regresso, logo atrás do outro Mercedes de George Russell. Mick Schumacher ficou também à porta dos pontos, terminando em décimo primeiro, depois de um toque com Esteban Ocon no início da corrida.

Grande resultado também para a Alfa Romeo. Bottas arrancou entre os dois Mercedes, mas caiu oito posições no arranque. Ainda assim, o finlandês viria a recuperar até sexto. Guanyu Zhou foi décimo, e conseguiu assim pontuar na estreia.
Corrida positiva para a Alpine que coloca ambos os carros nos pontos. Ainda longe das vitórias mas pelo menos não parecem estar piores que o ano passado. Depois do descalabro na Red Bull e do incêndio no carro de Gasly, Tsunoda foi o único representante da família Red Bull a chegar ao fim e trouxe alguns pontos para casa, graças a um honroso oitavo lugar.
Descalabros nos clientes Mercedes
Se a Mercedes parece não andar longe dos lugares da frente, e esperamos ver o W13 a lutar por vitórias brevemente, nos seus clientes a situação é muito mais complicada.
Nos 17 carros que terminaram, os seis últimos são os carros das equipas clientes da Mercedes. Stroll foi o melhor, com um 12º lugar. Seguiu-se o Williams de Albon, os dois McLaren e finalmente o regressado Nico Hülkenberg. Resta saber se será problema das equipas ou se o motor Mercedes não gostou da nova mistura de combustível com 10% de biocombustível.
Na próxima semana em Jeddah, contamos já ter mais algumas respostas.
