Pierre Gasly com o melhor tempo no primeiro dia em Sakhir
Foi da AlphaTauri o melhor tempo no primeiro dia de testes no Bahrein. Pierre Gasly com pneus de mistura C4 foi o único a conseguir rodar abaixo da marca de 1m34s ao fazer a sua melhor volta em 1m33.902.
Logo a seguir, foram os pilotos da Ferrari a marcar os melhores tempos, ambos com pneus de mistura C3. Ferrari que continua a fazer bons tempos e a acumular muitas voltas. A casa de Maranello trouxe poucas alterações para o Bahrein mas o F1-75 parece ser um carro muito bem nascido. A McLaren que dividiu o topo das tabelas de tempos com a Ferrari em Barcelona teve um dia difícil. O MCL36 teve problemas de sobreaquecimento nos travões e apenas fez 50 voltas, com Lando Norris ao volante.

Dia difícil também para a Haas mas, desta vez, por razões às quais a equipa é alheia. Com o atraso no envio do material da equipa para o Bahrein, devido a uma avaria num avião, a Haas não pode testar durante a manhã. Para compensar pelo atraso, a FIA autorizou a Haas a testar as quatro horas em falta após o final do dia. A Haas pretendia testar no domingo de manhã mas, como o regulamento obriga a que os testes decorram em três consecutivos, seria necessário permissão de 8 das 10 equipas para que testassem no Domingo. Com três equipas a oporem-se, resta à Haas fazer horas extra e testar após o final oficial das sessões. Mesmo com todas as dificuldades, Pietro Fittipaldi ainda conseguiu fazer 47 voltas, no dia em que a Haas mostrou as novas cores para 2022. Desta vez, não houve problemas de fiabilidade.
Boas notícias também para a Alfa Romeo. Depois de ter rodado muito pouco em Barcelona, os problemas de fiabilidade do C42 parecem estar resolvidos. Valtteri Bottas e Guanyu Zhou acumularam 120 voltas e a Alfa foi a segunda equipa que mais voltas fez, apenas atrás da Red Bull que fez 138 voltas sempre com Sergio Pérez ao volante. Dia positivo também para a Aston Martin. Apesar de ter perdido um peça no carro de Stroll, o que causou uma bandeira vermelha, a Aston Martin conseguiu acumular bastantes voltas e colocou os dois carros a meio da tabela de tempos.
Em sentido oposto está a Alpine, com o A522 parado algum tempo supostamente por problemas de motor.
A grande novidade do dia veio da Mercedes. A equipa de Brackley trouxe um W13 com sidepods completamente revistos em relação ao carro que vimos em Barcelona. “Trouxe” talvez não seja a palavra certa, uma vez que é mais correcto dizer que o W13 deixou os sidepods em casa… A nova versão do carro prateado tem uns pontões muito, muito dimnuídos, praticamente inexistentes, deixando apenas à vista as estruturas de impacto laterais com uma asa por cima. Um conceito ainda mais extremo que o utilizado pela Williams no FW44. Claro que vamos olhar para o W13 mais em detalhe.

O dia terminou um pouco mais cedo depois de Sergio Pérez ter ficado preso na gravilha. Uma situação caricata, com o mexicano a sair de pista durante uma situação de Virtual Safety Car. O VSC estava a ser testado, mas Pérez não evitou uma saída e ficou atascado, o que levou ao fim prematuro do dia.
Amanhã o dia começa novamente às 7h da manhã, hora de Portugal Continental. Ficam aqui os melhores tempos do dia e a tabela de voltas por equipa, juntamente com umas imagens do dia para alegrar a vista.
# | Piloto | Carro | Melhor Tempo | Composto | Voltas |
1 | Gasly | AlphaTauri | 1m33.902s | C4 | 103 voltas |
2 | Sainz | Ferrari | 1m34.359s | C3 | 52 voltas |
3 | Leclerc | Ferrari | 1m34.531s | C3 | 64 voltas |
4 | Stroll | Aston Martin | 1m34.736s | C4 | 50 voltas |
5 | Albon | Williams | 1m35.070s | C4 | 104 voltas |
6 | Norris | McLaren | 1m35.356s | C2 | 50 voltas |
7 | Bottas | Alfa Romeo | 1m35.495s | C3 | 66 voltas |
8 | Vettel | Aston Martin | 1m35.706s | C3 | 39 voltas |
9 | Russell | Mercedes | 1m35.941s | C3 | 60 voltas |
10 | Perez | Red Bull | 1m.35.971s | C3 | 138 voltas |
11 | Hamilton | Mercedes | 1m36.365s | C3 | 62 voltas |
12 | Alonso | Alpine | 1m36.745s | C3 | 24 voltas |
13 | Ocon | Alpine | 1m36.768s | C2 | 42 voltas |
14 | Zhou | Alfa Romeo | 1m37.164s | C3 | 54 voltas |
15 | Fittipaldi | Haas | 1m37.422s | C2 | 47 voltas |
Equipa | Voltas |
Red Bull | 138 |
Alfa Romeo | 120 |
Ferrari | 116 |
Williams | 104 |
AlphaTauri | 103 |
Aston Martin | 89 |
Alpine | 66 |
Mercedes | 62 |
McLaren | 50 |
Haas | 47 |