Mais 3kg para cada um
Quem nunca acumulou aquela gordurinha extra durante as férias? Pois, acontece aos melhores.
Este ano, a Fórmula 1 teve direito a uma engorda de 43kg durante as férias mas pelos vistos não chegou. Após o teste shakedown de Barcelona, algumas equipas queixaram-se de ficar muito acima do peso mínimo, valores que “chegavam aos dois dígitos” nalguns casos, segundo se dizia. Alegadamente, apenas a Alfa Romeo conseguiu cumprir o limite mínimo de 795kg mas à custa de alguma fragilidade no carro.
O aumento deveu-se essencialmente ao aumento de peso das novas jantes maiores e reforço das estrutras de segurança. Agora, após os protestos das equipas, a FIA cedeu e chegaram a um compromisso: os carros passam a ter mais 3kg de peso mínimo e o valor mínimo passa a ser de 798kg.
Esta alteração foi hoje ratificada pelo Conselho Mundial do Desporto Automóvel. Com este aumento, a engorda face ao ano passado passa a ser de 46kg, em vez dos 43kg iniciais.
O processo de engorda da Fórmula 1 começou no ano de estreia do KERS, em 2009. De 1995 a 2008 o peso mínimo dos carros foi de 595kg, tendo subido para 605kg em 2009. Desde então, o peso mínimo dos Fórmula 1 não tem parado de subir. Há 10 anos, no início da temporada de 2012, um Fórmula pesava apenas 640kg em vazio. 10 anos depois, colocaram 158kg em cima, mais ou menos o mesmo que colocar a equipa do Bandeira Amarela a bordo.
Assim, em 2022 um carro de Fórmula 1 pesa finalmente mais do que um Citroën AX GTi, enquanto Colin Chapman dá voltas na campa (ou na Argentina, como preferirem). O pequeno torpedo francês, acusava 795kg na balança. E ainda podia dar uma boleia aos amigos.