Home » F1: os testes estão de volta!

F1: os testes estão de volta!

Começam esta quinta-feira no Bahrein!

“Como assim estão de volta? Não foi o shakedown que tivemos até agora?”. É pá, deixem lá essas perguntas para depois. Vamos ao que interessa! E o que interessa é que esta quinta-feira começam mais três dias de testes da Fórmula1. Depois da primeira sessão em Barcelona, as equipas rumam agora ao Bahrein, onde começará o Mundial dentro de duas semanas.

Logo à chegada ao Bahrein, os pilotos juntaram-se para uma manifestação pública de condenação à guerra.

Vamos ver carros muito diferentes?

Ao longo das últimas semanas fomos conhecendo os novos carros de 2022 enquanto éramos agradavelmente surpreendidos por uma variedade incrível de abordagens ao regulamento. Vimos soluções para todos os gostos e, em apenas duas semanas, não esperamos mudanças significativas… ou será que devemos esperar?

Logo na apresentação da McLaren, Zak Brown disse que esperavam ter um novo pacote aerodinâmico já para o Bahrein. A Mercedes é talvez a equipa que mais expectativa tem gerado devido aos rumores dos últimos dias, os quais sugerem que poderemos ver um W13 com sidepods totalmente redesenhados… e emagrecidos. Esperamos para ver. Já do lado da Ferrari, Mattia Binotto diz que a equipa não deverá levar alterações significativas para o Bahrein.

Mesmo que não existam grandes mudanças, esperamos sempre algumas novidades. Nós cá estaremos para esmiuçar aquilo que se consegue ver de novo. Será interessante comparar os carros do Bahrein com os que vimos em Barcelona. Sobretudo, será interessante ver o que é que o Espírito do Regulamento pensa dessas eventuais mudanças!

Será este o verdadeiro W13 ou vamos ver um carro radicalmente diferente amanhã?

Haas em revolução

Desde o início da invasão da Ucrânica pela Rússia, a Haas tem vivido dias agitados. Primeiro, a equipa removeu todas as referências à Uralkali dos seus carros. Depois, rescindiu contrato com Mazepin e a Uralkali. Agora, em vésperas do arranque dos testes, confirmou que Kevin Magnussen estará de regresso à equipa e será o companheiro de Mick Schumacher em 2022. Pelo meio, o avião que transportava o equipamento da Haas avariou e chegou ao Bahrein com dois dias de atraso. Como consequência disso, a Haas anunciou que não espera participar na primeira sessão de testes, a manhã de quinta-feira. Contudo, à tarde a equipa pensa já ter condições de colocar o VF-22 em pista. Ao volante, estará o piloto de testes da equipa, Pietro Fittipaldi. Fittipaldi chegou a ser falado para a vaga na Haas, mas fará apenas os testes no Bahrein, estando Magnussen à partida do primeiro grande prémio da época.

Pietro Fittipaldi foi chamado para substituir Mazepin nos testes mas não fará a época com a Haas

Programa das festas

Quanto aos carros em pista, vamos tê-los durante três dias, entre quinta-feira e sábado. Tal como em Barcelona, serão divididos em duas sessões diárias: entre as 07h00 e as 11h00, durante a manhã e das 12h00 às 16h00 durante a tarde, horas de Portugal Continental. Se estiverem nos Açores, podem dormir mais um bocadinho para acompanhar os testes. Por aqui, teremos artigos com os resumos diários do que se foi passando em pista durante o dia. Para o primeiro dia, o alinhamento das equipas é o seguinte:

Manhã Tarde
Mercedes Hamilton Russell
Red Bull Pérez Pérez
Ferrari Leclerc Sainz
McLaren Ricciardo Norris
Alpine Ocon Alonso
AlphaTauri Gasly Gasly
Aston Martin Vettel Stroll
Williams Albon Albon
Alfa Romeo Zhou Bottas
Haas Fittipaldi

Pneus para todos os gostos

Ao longo dos três dias de testes em Sakir, as equipas terão à sua disposição toda a gama de compostos da Pirelli. Serão também testados pneus de mistura C2 “proto” que servirão essencialmente para comparar o desempenho dos pneus produzidos pela sua fábrica de reserva para a F1 na Turquia. Para este ano os pneus são totalmente novos, quer em construção, quer em compostos. As equipas têm também novas restrições no aquecimento dos mesmos, com um limite máximo de aquecimento até 70ºC durante três horas.

Recorde-se também que, durante esta semana, a Pirelli deu a conhecer os compostos de pneus que serão utilizados nas primeiras provas da temporada.

Que comecem os testes!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *