Algumas alterações mas essencialmente o mesmo
Depois da experiência em 2021, as corridas sprint estão de regresso à Fórmula 1 em 2022.
Tal como o ano passado, estas irão realizar-se em três Grandes Prémios. Este ano os felizes contemplados são Imola, Red Bull Ring e novamente Interlagos.
O formato da corrida em si mantém-se essencialmente o mesmo: corridas de 100km sem paragem nas boxes obrigatória. A classificação desta corrida ditará a ordem de partida para a corrida de Domingo.
Uma das alterações relativamente ao ano passado é precisamente aqui. Para efeitos estatísticos, o autor da pole-position será aquele que for o mais rápido na qualificação de sexta-feira. No entanto, é o vencedor da Sprint Race que sai de primeiro. Ou seja, o autor da pole-position pode não sair de primeiro para a corrida.
A maior novidade no formato é no sistema de pontuação. O ano passado, apenas os três primeiros tinham direito a pontos, num sistema de 3-2-1. Este ano, passam a pontuar os 8 primeiros. O sistema de pontuação segue a mesma lógica: 8-7-6-5-4-3-2-1. Devem ter perdido semanas a pensar neste sistema.
Quanto a horas, a Qualificação que dita a grelha de partida da Sprint Race será na Sexta-feira, às 16h00. A Sprint, que dita a ordem de partida para a corrida principal, será no Sábado às 15h30. A corrida do Grande Prémio da Emilia-Romanha é no Domingo às 14h00.