Sainz com a melhor volta do dia, AlphaTauri foi a equipa com mais voltas
E, de repente, já só falta um dia para terminarem os testes de 2022. Depois de ontem ter a melhor volta do dia, a AlphaTauri volta a estar em bom plano ao ser equipa que mais voltas fez durante todo o dia.
Equipa | Voltas |
AlphaTauri | 120 |
Aston Martin | 116 |
Ferrari | 114 |
Mercedes | 114 |
Alpine | 111 |
Red Bull | 86 |
Alfa Romeo | 73 |
Haas | 62 |
McLaren | 60 |
Williams | 12 |
Em destaque também está a Aston Martin. Não só foi das equipas que acumulou mais quilómetros, 116 voltas, apenas atrás da AlphaTauri, como Lance Stroll conseguiu melhor o terceiro melhor tempo, apenas batido por Verstappen e Sainz. A Ferrari regressa assim ao topo da tabela e Sainz fez não só a melhor volta de hoje como a melhor volta dois dias. O espanhol e Gasly são os únicos a terem baixado do 1m34s.

Manhã da Alpine, Williams on fire!
Depois de um dia mau ontem, onde pouco rodou, o dia de hoje começou bem para a Alpine. Esteban Ocon fez o melhor tempo da manhã e a equipa pôde finalmente acumular voltas. Os carros cor-de-rosa (hoje trouxeram a decoração que vão utilizar nas primeiras provas) ultrapassaram a marca das 100 voltas durante o dia. Ontem apenas fizeram 66 voltas e no último dia de Barcelona abandonaram a sessão ao início da manhã.
Por falar em abandonar logo de manhã, foi essa a sorte da Williams hoje. Nicholas Latifi viu os travões do FW44 pegarem fogo, o que impediu a equipa de rodar mais ao longo do dia.

O regresso de Magnussen e as dúvidas na Mercedes
O dia ficou ainda marcado pelo regresso de Kevin Magnussen ao volante de um Haas. Após ser anunciado de volta à Haas há dois dias, K-Mag fez ontem o banco e hoje já levou o VF22 à pista. Aliás, gostou tanto que ainda lá está. É isso ou a Haas está a testar nas horas extra a que teve direito devido ao atraso no material*. A Haas teve a manhã de hoje encurtada devido a um problema no sistema de escape do VF22 mas à tarde rodou sem problemas.

Quanto às “dúvidas na Mercedes”, não são dúvidas dos senhores. Quer dizer, se calhar têm algumas mas não nos dizem, de certeza. Quem tem muitas somos nós. Há muito saco de areia ou estão mesmo em dificuldades?
Olhando para a tabela de tempos, Hamilton foi quarto a apenas 0,1s de Verstappen mas fez o seu melhor tempo de C5, enquanto os três carros à sua frente apenas utilizaram C4. Durante a tarde o #44 andou a cerca de um segundo dos mais rápidos e só com C5 encurtou a distância. Claro que não sabemos qual a quantidade de combustível no W13 nem que tipo de ensaios estiveram a realizar. Mas é o género de coisa que nos dá para entretermos a especular durante os testes.
Ambiente a aquecer na McLaren
Quem diz “ambiente”, diz “travões”. O MCL36 já ontem teve bastantes problemas com o sobreaquecimento dos travões e hoje voltaram a fazer-se sentir. Pelo segundo dia consecutivo, a McLaren foi a segunda equipa que menos rodou. Ontem apenas fez 50 voltas, superando só a Haas que não pode andar de manhã, e hoje com 60 voltas apenas rodou mais do que a Williams, que foi para casa cedinho por causa do fogo no carro de Latifi.
O que também não está fácil na McLaren, é a saúde de Daniel Ricciardo. O australiano voltou a não participar nos testes por alegadamente não estar em condições de saúde. Sabe-se apenas que não é Covid mas não são conhecidos mais detalhes. Põe-te bom, rapaz!
Bamboleio, como estamos?
Para não serem só más notícias para a McLaren, parecem continuar a ser dos mais eficazes na luta contra o bamboleio. Durante o teste da tarde tivemos oportunidade de ver equipas como a Haas ou a Mercedes onde o problema está bastante presente em recta. Será um compromisso interessante que as equipas têm de encontrar: carro mais alto, menos bamboleio, mais carga; carro mais baixo, mais carga aerodinâmica, mas parece uma dançarina do hula em recta.
Uma última nota para as lutas em pista. Hoje tivemos um cheirinho de Max Verstappen contra Carlos Sainz e foi muito interessante ver a facilidade com que seguiam próximos um do outro. Esperemos que seja mesmo assim e que for a sério haja muitas lutas destas.
Fiquemos então com os tempos e imagens do dia.
# | Piloto | Carro | Tempo | Composto | Voltas |
1 | Sainz | Ferrari | 1m33.532s | C4 | 60 |
2 | Verstappen | Red Bull | 1m34.011s | C4 | 86 |
3 | Stroll | Aston Martin | 1m34.064s | C4 | 70 |
4 | Hamilton | Mercedes | 1m34.141s | C5 | 47 |
5 | Ocon | Alpine | 1m34.276s | C4 | 111 |
6 | Leclerc | Ferrari | 1m34.366s | C3 | 54 |
7 | Norris | McLaren | 1m34.609s | C3 | 60 |
8 | Vettel | Aston Martin | 1m.36.020s | C3 | 46 |
9 | Magnussen | Haas | 1m.36.505s | C3 | 39 |
10 | Tsunoda | AlphaTauri | 1m36.802s | C3 | 120 |
11 | Bottas | Alfa Romeo | 1m36.987s | C2 | 25 |
12 | Schumacher | Haas | 1m37.846s | C2 | 23 |
13 | Russell | Mercedes | 1m38.585s | C2 | 67 |
14 | Latifi | Williams | 1m39.845s | C2 | 12 |
15 | Zhou | Alfa Romeo | 1m93.984s | C2 | 48 |
*Magnussen fez 1m33.207s já fora de horas. Tecnicamente é o melhor tempo do dia, feito na sessão extra da Haas.

















