Fim de semana motorizado: 23 a 25 de Abril

Apesar de estarmos em plena contagem decrescente para o Grande Prémio de Portugal em Fórmula 1 as competições motorizadas não param e este fim-de-semana tivemos mais uma dose bem servida.

 

WRC

 

O Mundial de Rallys regressou depois de um intervalo de quase dois meses com a estreia do Rally da Croácia no WRC. Kalle Rovanperä era líder do campeonato à entrada da prova croata mas um excesso de entusiasmo logo no primeiro dia fê-lo conhecer uma ravina mais de perto e ficar de fora logo no primeiro dia. Quem aproveitou foi Sébastien Ogier que venceu com apenas 0,6(!) de avanço sobre o seu colega de equipa na Toyota, Elfyn Evans. Thierry Neuville colocou o seu Hyundai a fechar o pódio. Ogier ainda teve um susto ao ter um acidente de tráfego com um carro civil durante uma ligação no último dia mas isso não o impediu de vencer não só a prova mas também a Power Stage e sair da Croácia como líder do Mundial com 8 pontos de avanço sobre Neuville e 10 sobre Evans.

Próxima prova é cá: o Rally de Portugal de 20 a 23 de Maio!

 

IndyCar

Depois de um início tardio a IndyCar segue agora a todo o vapor. Nas ruas de St. Petersburg (na Florida, não na Rússia) disputou-se a segunda prova do ano e Colton Herta deu a primeira vitória do ano à Andretti Motorsport. O resto do pódio foi ocupado por carros da Penske com Josef Newgarden a terminar em segundo e Simon Pagenaud a fechar o pódio. O vencedor em Alabama, o espanhol Álex Palou, continua na liderança do campeonato apesar de apenas ter sido 17º na Florida agora com apenas 2 pontos de avanço sobre Will Power e Scott Dixon.

A IndyCar regressa novamente no próximo fim-de-semana com ronda dupla na oval do Texas.

 

NASCAR

Dia de Talladega na NASCAR com a Geico 500 e mais uma vitória para a Penske, desta vez através de Brad Keselowski que se tornou no 9º vencedor diferente em 10 corridas nesta temporada. Matt DiBenedetto e Bubba Wallace estrearam-se a vencer Stages ao vencerem o primeiro e segundo, respectivamente.

Já que falamos em Penske, destaque para Joey Logano que no final do primeiro stage protagonizou um voo com nota artística. Próxima paragem: Kansas City.

 

Fórmula E

 

A jornada dupla de Fórmula E no Circuito Ricardo Tormo em Valência despertava alguma curiosidade por ser uma das raras ocasiões onde podíamos ver os Fórmula E num circuito convencional, mesmo sendo uma versão adaptada para esta competição mas acabou por se transformar num fiasco.

A primeira corrida deu-nos um momento Indianápolis 2005 mas aqui a “surpresa” estava guardada para o fim. António Félix da Costa saiu da pole e dominou totalmente a corrida. Corrida essa que teria múltiplas intervenções do safety-car mas sem nunca colocar em causa a liderança do campeão em título. Acontece que na FE é deduzida energia que os pilotos podem utilizar (ela está lá na mesma mas não a podem utilizar…) por cada volta atrás do safety-car… Resultado: metade dos carros parados ou a arrastar-se pela pista na última volta. Deu para Jean Éric Vergne demorar 6 minutos a fazer a última volta e classificar-se nos pontos. Nick de Vries herda a vitória e apenas 9 carros classificados.

A corrida de Domingo viu Jake Dennis conseguir a sua primeira vitória da carreira. A Mercedes lidera o campeonato de equipas e os seus dois pilotos são primeiro e segundos com Nick de Vries a ter 9 pontos de avanço sobre Stoffel Vandoorne. António Félix da Costa é 14º da geral. A Fórmula E regressa no Circuito do Mónaco.

 

Próximo fim-de-semana

Próximo fim-de-semana tem a agenda cheia e o grande destaque é mesmo o regresso da Fórmula 1 a Portugal no Autódromo Internacional do Algarve com Max Verstappen e Lewis Hamilton separados por apenas um ponto na frente do campeonato. Miguel Oliveira estará em pista aqui ao lado em Jerez de la Frontera para o Grande Prémio de Espanha. Começa a época no WEC no Sábado em Spa-Francorchamps com a estreia da categoria Hypercar. Filipe Albuquerque estará novamente ao volante do #22 para defender o título em LMP2. Henrique Chaves e Miguel Ramos estarão também em pista em Brands Hatch na segunda ronda do ano da GTWC. Do outro lado do charco temos NASCAR na Kansas Speedway e a primeira prova do ano em ovais na IndyCar com dose dupla na Texas Motor Speedway.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *