E já só falta um dia
Parece que ainda foi ontem que vimos os novos em pista pela primeira vez (espera… se calhar foi mesmo) e já estamos quase a terminar a primeira semana de testes da Fórmula 1.
Ontem de manhã foi um Ferrari o mais rápido (Leclerc), depois um McLaren (Norris) terminou o dia na frente. Hoje foi a vez da McLaren fazer o melhor tempo na sessão da manhã (Ricciardo) e Leclerc ser o mais rápido da tarde e na geral do dia. É interessante também notar que Leclerc fez o melhor tempo com os C3 quando já houve carros a rodar com os (teoricamente) mais rápidos C4, nomeadamente Gasly e Ricciardo que se seguem na tabela. Red Bull e Mercedes continuam a marcar os melhores tempos de C2. Ainda relativamente aos tempos, de salientar que Leclerc e Gasly já rodam abaixo da marca do 1:20. Apesar disso, não superaram a marca de ontem de Lando Norris que fez 1:19.568 contra o 1:19.689 de Leclerc. Recorde-se que o ano passado a pole-position de Hamilton em Barcelona foi 1:16.741 e Verstappen fez a melhor marca em corrida a 1:18.149.
Destaque ainda para Gasly e Ricciardo, ambos a fazer bem acima das 100 voltas (147 e 126, respectivamente). A Ferrari foi a equipa que mais rodou com 150 voltas no total, dividas por Sainz e Leclerc.
A Alfa Romeo, que estreou Guany Zhou na sessão da tarde, parece ter resolvido os problemas que a vinham atormentando e Zhou já conseguiu completar 71 voltas. E por falar em problemas, estes estão a ficar marcados definitivamente pelo “porpoising“. Ou “bamboleo”, como gostamos de lhe chamar por aqui. Quase todas as equipas, em diferentes níveis, estão a ser afectadas por esta problema.
Ambas as sessões do dia foram interrompidas por bandeiras vermelhas. Sergio Pérez parou na pista ao final da manhã com problemas de caixa e Nikita Mazepin ficou parado na sessão da tarde com problemas na bomba de combustível.
Rússia e Fórmula 1
Por último, o elefante na sala durante o dia de hoje vinha de fora da pista. Com a invasão da Rússia à Ucránia muitas questões se levantam para a Fórmula 1. A mais óbvio de todas: vai haver Grande Prémio da Rússia? Perante o cenário actual parece improvável mas Sebastien Vettel já disse que, caso se realize, ele não estará presente mas não foi o único piloto a dizer que não há condições para se correr na Rússia actualmente. A Haas, equipa que corre com as cores da bandeira russa estampadas no carro devido ao patrocínio da UralKali, desapareceu do público. Günther Steiner e Nikita Mazepin eram esperados em conferências de imprensa durante o dia mas nenhum deles apareceu.
Amanhã é o último dia de testes em Barcelona este ano. Os testes prosseguem depois em Março no Bahrein.
Ficam os tempos e a galeria de imagens da tarde.
# | Piloto | Carro | Melhor Tempo | Composto | Voltas |
1 | Leclerc | Ferrari | 1m19.689s | C3 | 79 voltas |
2 | Gasly | AlphaTauri | 1m19.918s | C4 | 147 voltas |
3 | Ricciardo | McLaren | 1m20.288s | C4 | 126 voltas |
4 | Russell | Mercedes | 1m20.537s | C3 | 66 voltas |
5 | Sainz | Ferrari | 1m20.546s | C3 | 71 voltas |
6 | Vettel | Aston Martin | 1m20.784s | C3 | 74 voltas |
7 | Perez | Red Bull | 1m21.430s | C2 | 78 voltas |
8 | Mazepin | Haas | 1m21.512s | C2 | 42 voltas |
9 | Albon | Williams | 1m21.531s | C2 | 47 voltas |
10 | Zhou | Alfa Romeo | 1m21.885s | C2 | 71 voltas |
11 | Latifi | Williams | 1m21.894s | C3 | 61 voltas |
12 | Stroll | Aston Martin | 1m21.920s | C2 | 55 voltas |
13 | Schumacher | Haas | 1m21.949s | C3 | 66 voltas |
14 | Ocon | Alpine | 1m22.164s | C3 | 125 voltas |
15 | Bottas | Alfa Romeo | 1m22.288s | C3 | 21 voltas |
16 | Hamilton | Mercedes | 1m22.562s | C2 | 40 voltas |