Anterior: Williams Equipas e Pilotos Próxima: AlphaTauri
ALFA ROMEO F1 TEAM ORLEN |
![]() |
||
24 |
Guanyu Zhou |
![]() |
Valtteri Bottas |
Nacionalidade | Chassis | Unidade Motriz |
![]() |
![]() |
|
Sede da equipa | Hinwil, Suiça |
Classificação em 2021 | 9º (13 pontos) |
Team Principal | Frédéric Vasseur |
Director Técnico | Jan Monchaux |
Grandes Prémios | 170 (170 iniciados) |
Estreia | GP da Grã Bretanha 1950 |
Anos no activo | 1950-1951, 1979-1985, 2019-presente |
PALMARÉS |
Total | Primeira | Última |
Vitórias | 10 | GP da Grã-Bretanha 1950 (Nino Farina) | GP de Espanha 1951 (Juan Manuel Fangio) |
Pole-positions | 12 | GP da Grã-Bretanha 1950 (Nino Farina) | GP dos Estados Unidos – Oeste 1982 (Andrea de Cesaris) |
Voltas mais rápidas | 14 | GP da Grã-Bretanha 1950 (Nino Farina) | GP da Bélgica 1983 (Andrea de Cesaris) |
Pódios | 26 | GP da Grã-Bretanha 1950 (Nino Farina) | GP de Itália 1984 (Riccardo Patrese) |
Dobradinhas | 4 | GP da Grã-Bretanha 1950 (1. Nino Farina, 2. Luigi Fagioli) | GP de França (1. Juan Manuel Fangio, 2. Luigi Fagioli) |
Títulos de Campeão do Mundo de Pilotos | 2 – 1950 (Nino Farina), 1951 (Juan Manuel Fangio) | ||
Títulos de Campeão do Mundo de Construtores | melhor classificação: 6º (1983) | ||
Breve História |
A nova equipa da Alfa Romeo tem origem em duas equipas distintas: a própria Alfa Romeo e a Sauber. A Alfa Romeo foi a primeira dominadora da Fórmula 1 vencendo as duas primeiras temporadas do então recém-criado Campeonato do Mundo de Construtores. Em 1952, sem ser capaz de financiar um novo carro, a Alfa decide abandonar a competição. Voltaria à Fórmula 1 apenas em 1979 e por lá ficaria até 1985 mas sem conseguir repetir o sucesso dos anos 50. Na verdade, nem sequer uma única vitória conseguiram nesta segunda aparição. Entretanto, em 1993 a Sauber ingressa na Fórmula 1 depois de uma bem sucedida com a Mercedes nos Sport-Protótipos. Após o fim da parceria com a Mercedes a equipa mantém-se como independente até ao final de 2005, altura em que a BMW assume o controlo da equipa que se passa a chamar BMW Sauber. Assim se mantém até ao final de 2009 quando a BMW decide abandonar subitamente a Fórmula 1 e vende a equipa de volta a Peter Sauber… embora continuasse a competir como BMW Sauber em 2010 por já não ser possível alterar o nome em tempo útil. A Sauber continuou a participar no Mundial até 2018 e na temporada seguinte passa a inscrever os seus carros com o nome Alfa Romeo. A parceria começou como um simples patrocínio e estendeu-se para o naming da equipa com a Sauber a inscrever e a operar a “nova” equipa da Alfa Romeo nesta sua terceira encarnação na Fórmula 1. |
||
Nomes anteriores |
Alfa Romeo (1950-1951), (1979-1985); Sauber (1993-2005), BMW Sauber (2006-2010), Sauber (2011-2018) |
REDES SOCIAIS | Página oficial | |||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |