Max Slam
Pole-position, vitória na corrida sprint, volta mais rápida, vitória e liderança em todas as voltas da corrida. Ao Grande Slam tradicional, Max Verstappen juntou a vitória na corrida sprint. Podemos falar num Max Slam? Acaba por ser o que menos importa. Após Leclerc se ter estreado nos Grand Slam na Austrália, Max e a Red Bull respondem na mesma moeda logo na corrida seguinte.
Sergio Pérez fez tudo bem e só perdeu o segundo lugar para Leclerc quando foi às boxes. Apesar da pressão constante do monegasco, Pérez foi uma vez mais o Ministro da Defesa Mexicano e, após aguentar os ataques do Ferrari, acabou por abrir uma vantagem confortável.
Lando Norris fez uma corrida quase sempre solitária na quarta posição mas acabaria por ser premiado com o terceiro lugar após um erro de Leclerc na volta 53. O piloto da Ferrari exagerou na Variante Alta e fez um pião que lhe danificou a asa dianteira, forçando uma paragem extra.
Após o pião e a paragem, Leclerc caiu para nono. Até final da corrida ainda conseguiu recuperar três posições para terminar em sexto
Arranque molhado e confusão entre Sainz e Ricciardo
A partida foi ainda com a pista molhada. Choveu durante a manhã e toda a gente arrancou com pneus intermédios. Na confusão das primeiras curvas, ainda com muito spray no ar, Ricciardo por dentro não conseguiu encostar ao máximo ao apex e ao tocar no kerb foi empurrado para o exterior da pista e bateu no espanhol da Ferrari. Sainz ficou preso na gravilha mas Ricciardo conseguiu continuar, apesar dos danos no difusor.
Fernando Alonso também foi vítima da confusão da partida. Mick Schumacher fez um pião e atingiu o Alpine do asturiano, fazendo um dos sidepods soltar-se pouco depois. Sem um dos sidepods no A522, a Alpine optou por retirar o carro.
Luta pela quarta posição
Os dois Mercedes tinham-se qualificado fora do top 10 mas George Russell fez um excelente arranque e subiu rapidamente a sexto. À sua frente Kevin Magnussen ainda aguentou até à volta 11 mas, sem DRS devido à chuva, Russell fez uma grande ultrapassagem ao dinamarquês da Haas. Sem conseguir chegar-se a Norris e beneficiando do pião de Leclerc, Russell conseguiu um excelente quarto lugar.
No parte final da corrida, Valtteri Bottas pressionou fortemente o Mercedes de Russell mas nunca conseguiu ultrapassar o mais novo dos britânicos da Mercedes.
McLaren regressa ao pódio com Norris
Depois do inferno vivido no Bahrein, a McLaren parece estar mesmo a caminhar para uma rápida recuperação no desempenho. Norris teve uma corrida solitária mas muito consistente. Russell nunca foi ameaça e, após o erro de Leclerc, herdou um pódio que parecia impensável há poucas semanas.
Aston Martin com ambos os carros nos pontos
Na sexta-feira, os dois Aston Martin mostraram à chuva uma competitividade que ainda não lhes tínhamos visto este ano. Vettel conseguiu levar o AMR22 à Q3 mas o piso seco da corrida sprint atirou-o de volta para a segunda metade da tabela.
Na corrida Sebastian Vettel e Lance Stroll arrancaram muito bem e conseguiram traduzi-lo em resultados. Mesmo com alguma perda de desempenho quando a pista secou, os dois Aston Martin conseguiram terminar nos pontos com Vettel a ser oitavo e Stroll décimo.
Hamilton não pontua
Lewis Hamilton teve um fim-de-semana para esquecer. Depois de ter falhado a passagem à Q3 na sexta e de não ter conseguido recuperar posições na sprint, a sua corrida não foi melhor. Hamilton acabou por ser apenas 13º, a primeira vez que termina fora dos pontos, sem incidentes ou problemas técnicos, desde Silverstone 2009.
O britânico ficou preso atrás de um comboio com Gasly e Albon. Mesmo após a activação do DRS, Gasly teve sempre a mesma arma para se defender e todas as tentivas de Hamilton foram infrutíferas. Para culminar um fim-de-semana frustrante, Hamilton ainda foi dobrado por Max Verstappen.

Tsunoda e Magnussen completam os pontos
Yuki Tsunoda e Kevin Magnussen também estiveram em bom plano e trouxeram pontos importantes para casa.
Tsunoda consegue um óptimo 7º lugar final que o coloca agora à frente do seu colega de equipa, Pierre Gasly. Magnussen foi 9º e trouxe mais dois pontos importantes para a Haas, já são 15.
Alexander Albon fez mais uma excelente corrida e voltou a colocar o Williams em lugares onde não esperávamos vê-lo. Desta vez, apenas deu para 11º mas fez uma excelente corrida a segurar Gasly e Hamilton atrás de si na segunda metade da prova sem DRS para se defender.
Classificação da corrida
Deixamos aqui a classificação do Grande Prémio da Emília-Romanha e os 10 primeiros dos Mundiais de pilotos e construtores.
A Fórmula 1 regressa no fim-de-semana de 6 a 8 de Maio com uma estreia, o Grande Prémio de Miami.


