Pois é, camuflado, para se ver muito pouco, e garantimos que de facto é uma dor de cabeça olhar para aquilo.
Ainda assim, duas dioptrias depois, lá conseguimos retirar alguma informação sobre o Alfa Romeo C42.
Uma das coisas que saltou à vista foram logo os pontões, e deram-nos uma ideia para criarmos algo visual, queremos que vejam a carga aerodinâmica.
Ao olharmos na lateral é curioso vermos o quão definido é o aerofoil. (esperem lá, outro conceito? Pronto, ok, nós exmplicamos)
Um aero-coiso é simplesmente uma secção transversal de um objecto capaz de gerar sustentação (no caso de um avião por exemplo dá jeito), ou carga aerodinâmica (neste caso dá jeito à Alfa Romeo)
Vejamos no C42, delineado a amarelo está esse aerofoil. Não só serve para guiar o fluxo (a azul) até ao difusor, mas a sua geometria permite criar ali carga (tal como nos duplos fundos).
Já sabemos como isto funciona certo? O túnel estreita, a velocidade do fluxo aumenta, a pressão baixa, logo o carro é empurrado para o chão.
Querem ver? Ok, vamos lá mostrar.
No vídeo abaixo, com um fuminho, conseguimos, mais ou menos vá, ver a velocidade do fluxo a aumentar, assim como a propriedade desse fluxo aderir aquela superfície e a turbulência no final do aerofoil.
“ah e tal, muito bonito, mas vê-se mal, queremos ver é a velocidade do fluxo à aumentar em condições”
Ok, cá vai, quanto mais quente a cor, maior a velocidade
E isto traduz-se em, diferencial de pressão, carro empurrado para baixo, como vemos no vídeo seguinte, azul baixa pressão, vermelho alta (isto em termos latos ok? Só para perceberem).
Isto leva-nos a outro ponto interessante no novo C42, aqui estamos a teorizar à bruta. Olhando para o carro, vemos que a Alfa apostou na traseira por uma suspensão push-rod. Isto abre um espaço (delineado a amarelo) onde não existem obstruções de braços de suspensão, facilitando a passagem do fluxo, sem perder energia. Ajudando assim o escoamento do….difusor! Muito bem!
Mais coisinhas no novo C42, seguiam as setas:
Amarela: ranhura no fundo para criar um vórticezinho, ajudará a selar o fundo e consequentemente os túneis de venturi.
Vermelho: o recém-baptizado gerador do vórtice Y50/75, o qual dobra a função como adaptador do ângulo dos perfis.
Verde: perfis não contínuos ou de ângulo de ataque diferente, esperem ver variações ao longo da época, dependendo de cada circuito.
Rosa: trabalhinho nos retrovisores, ah pois, manter o fluxo aderido ao pontões.
Turquesa: cobertura do motor justinha, não parece haver “sopro” ao difusor como vimos no McLaren ou AlphaTauri.
Laranja: a já característica admissão de ar superior da Sauber Romeo, a fazer uma divisão de fluxo.
Para além disto, tal como o AMR22, o C42 respira debaixo de água…pelo menos tem guelras:
Ok, querem acabar?
Pronto vamos acabar com mais uma coisa de fácil visualização.
Recordam-se de termos dito, que o intuito deste regulamento era retirar parte do ar sujo do carro perseguidor certo? E para tal o ar era conduzido até à traseira e aí a aerodinâmica do carro fazia-o disparar numa trajetória ascendente (para cima vá).
Tendo em conta algumas situações mitigantes, como a quantidade de chuva, os pneus novos e a eventual velocidade dos carros. Podemos ver ao de leve isso a acontecer na imagem abaixo, em comparação com outra do Mercedes de Valteri Bottas:
Está feito, se chegaram até aqui, cliquem lá num anúncio se faz favor.
Obrigado
Ali acima na imagem não tem as setas que falam em baixo. Para quem percebe pouco disto, as setas ajudam😅
Ups, fizemos upload da imagem errada 😀
Já está corrigido, obrigado!