Home » PENALTY! Todos as decisões pós qualificação do #AusGP

PENALTY! Todos as decisões pós qualificação do #AusGP

Formula Penalty voltou?

Formula Penalty está de volta e foram precisas largas horas para sabermos o resultado final da qualificação.

Um desporto que se preza pela quantidade de dados analisados e pelo mais pequeno detalhe fazer a diferença em situações críticas, continua com muita dificuldade em resolver de forma celere situações recorrentes no desporto.

Stroll – 3 lugares na grelha

Lance Stroll e Nicholas Latifi envolveram-se num acidente quase a terminar a Q1, os stewards consideraram o piloto da Aston Martin “predominantemente culpado” e como tal aplicaram 3 lugares na grelha e dois pontos na licença.

O fraseamento indica que Latifi não esteve isento de culpas, fazendo quase querer que isto é um…ahem…incidente, mas não leva qualquer penalização ou pontos na licença.

Independetemente de quem se ache culpado ou não desta situação, convinha fugir a este tipo de abordagem, se consideram um piloto culpado, sejam claro, predominantemente, não é culpado sozinho. Uma luta antiga esta…

Stroll soma assim 3 lugares ao seu ponto de partida, era 20º, vai sair de 19º. Esperem, como é que é mesmo?

Albon – desclassificado

Albon já tinha 3 lugares depois do incidente de corrida (eheheheh) de Jeddah precisamente com Lance Stroll, contudo para piorar as coisas não tinha gasolina suficiente para a amostra no final da Q1. Assim sendo foi desclassificado. Se a equipa pedir para largar da grelha, sai de último e promove Stroll a 19º.

Perez – Nada a apontar

Sergio Perez foi investigado também por não respeitar bandeira amarela. Contudo após análise de telemetria, rádio e pontos de travagem confirmou-se que o piloto de fact abrandou e como tal não foi penalizado.

Portanto, tanto tempo para esta deliberação e foi possível averiguar todos os factos desde onboards até à telemetria, algo que temos vindo a falar há já bastante tempo. Os stewards têm todos os meios e mais alguns para chegarem às conclusões necessárias de forma rápida sem precisarem de chamar o piloto. Caso a equipa ou o próprio sintam que a decisão é injusta estão sempre a tempo de apelar, não é necessário mais de 4h para tomar decisões fáceis.

Leclerc, Zhou e Tsunoda

Leclerc e Zhou foram chamados aos stewards por andarem demasiado devagar na volta de regresso às boxes, stewards decidirem não penalizar nenhum dos pilotos.

Já Tsunoda levou uma reprimenda, é a terceira desta época.

Grelha de partida

Assim sendo podemos montar a grelha de partida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *