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PNEUS: pneus de 2022 e as primeiras escolhas da temporada

A Pirelli divulgou hoje as escolhas de pneus para os três primeiros grandes prémios da temporada: Bahrein, Arábia Saudita e Austrália. Ao contrário do que aconteceu o ano passado, a Pirelli optou por divulgar apenas os compostos para as três primeiras corridas. Em 2021, recorde-se, a Pirelli divulgou ainda antes da temporada as escolhas de pneus para todos os, supostamente, 23 grandes prémios.

A alteração no procedimento este estará relaccionada provavelmente com o facto de termos pneus completamente novos para 2022. As jantes de 13″ que equipavam os Fórmula 1 há décadas, deram lugar a jantes de 18″ e ,com isso, a construção dos pneus terá de ser completamente diferente. Também os compostos terão de ser forçosamente alterados, sobretudo pela limitação das mantas de aquecimento: a partir de 2024 estas serão proíbidas, e existem já várias ressalvas à forma como são concebidas para a época de 2022, com um máximo de zonas de aquecimento por manta térmica (no máximo serão 3). A Pirelli estará certamente a preparar-se para, esta proibição e as eventuais dificuldades acrescidas no aquecimento dos pneus, o que obrigará a que seja mais fácil colocar-lhes temperatura simplesmente com o movimento do pneu no asfalto. Com esta alteração, os compostos terão forçosamente de ser menos sensíveis ao desgaste térmico sob pena de ficarem facilmente comprometidos desde o início.

Face a estas mudanças e à falta de dados existentes para os novos pneus, faz sentido que as escolhas de pneus vão sendo ajustadas ao longo da temporada.

Quanto aos compostos, a Pirelli continuará a ter cinco compostos de piso seco, um para chuva ligeira (intermédios) e outro para chuva capaz de encher um spa (os full wet). Os compostos são nomeados de C1 a C5, do composto mais duro, para o composto mais macio. Em cada grande prémio, são utilizados três dos cinco compostos de piso seco. O composto mais macio de cada grande prémio é identificado com as letras da Pirelli a vermelho, o intermédio a amarelo e a mistura mais dura de cada corrida é pintada de branco.

Assim, para as primeiras três provas da temporada, as escolhas da Pirelli são as seguintes:

As escolhas da Pirelli para as três primeiras provas da época

Relativamente ao ano anterior, a Pirelli escolheu pneus mais duros para o Bahrein. O ano passado, a escolha tinha sido C2, C3 e C4. Para a Arábia Saudita a escolha mantém-se semelhante ao 2021, com as três misturas intermédias a serem as eleitas. Por fim, interessante a escolha na Austrália com o pneu mais macio a ser dois níveis mais macio do que a mistura intermédia (curiosamente, algo que chegamos a comentar o ano passado no podcast que seria interessante de fazer). A Fórmula 1 está ausente da Austrália desde 2019 (aquela infame paragem no início de 2020 não conta) mas o grande prémio australiano fazia parte do calendário inicial e as escolhas da Pirelli para 2021 foram idênticas às da Arábia Saudita: C2, C3 e C4.

Aproveitamos também para lembrar que este deixa de existir a chamada “regra da Q2”. Esta regra obrigava os pilotos que se qualificavam para a Q3 a partir para a corrida com o pneu utilizado na sua melhor volta da Q2. Este ano, os pilotos que se qualificarem para a Q3 receberão um conjunto adicional do composto mais macio que terão de devolver no final da qualificação. Na corrida, é obrigatório utilizar pelo menos um conjunto de pneus de mistura média ou dura.

 

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