Revisão da matéria dada: fim de semana motorizado

Depois de longos intervalos no MotoGP e na Fórmula 1 após as primeiras rondas nas Arábias, as competições maiores de 2 e 4 rodas regressaram à Europa num fim-de-semana onde toda a gente resolveu fazer uma corrida. ELMS, MotoGP, Fórmula 1, GT World Challenge Europe, IndyCar e Nascar encheram a agenda de domingo.

MotoGP

Começando pelo MotoGP, o Grande Prémio de Portugal marcou o regresso de Marc Márquez mais de 200 dias depois do seu violento acidente de Jerez. O espanhol conseguiu um 7º lugar e ser o melhor das Hondas numa corrida que deu a terceira vitória da época à Yamaha noutras tantas corridas. Quartararo repetiu a vitória de Doha com quase 5 segundos de avanço sobre Pecco Bagnaia (Ducati) e Joan Mir (Suzuki).

Muitas quedas na prova portuguesa com Jack Miller, Valentino Rossi, Álex Rins e Johann Zarco a ficarem pelo caminho após caírem. Também Miguel Oliveira foi ao tapete mas voltou à pista para terminar em 16º e último lugar numa prova para esquecer (já tinha caído nos treinos) mas ainda assim ficou à porta dos pontos que poderiam ter surgido com mais um azar alheio. Melhor sorte para o Falcão na próxima prova, o Grande Prémio de Espanha em Jerez de la Frontera.

Fórmula 1

Deixamos o sol de Portimão e vamos até à chuva de Imola para o Grande Prémio da Emília-Romanha de Fórmula 1. Pole sacada a ferros para Lewis Hamilton mas Max Verstappen passou imediatamente para a frente numa partida com a pista encharcada. Max liderou toda a prova e venceu colocando o Red Bull na frente do Mercedes de Hamilton e do McLaren de Lando Norris. A pista de Imola esteve muito difícil durante toda a corrida e os erros sucederam-se. Hamilton não ficou isento e num pouco habitual erro foi ao muro e danificou a asa da frente caindo para nono a uma volta do líder. O britânico seria salvo por um violento acidente entre Valtteri Bottas e George Russell a cerca de 330km/h. Deixamos a discussão do acidente para o podcast mas só queremos fazer notas que era uma luta em pista entre os dois, não foi uma dobragem. Após o reinício Hamilton foi ganhando lugares até conseguir finalmente roubar o segundo a Norris após luta intensa mas sem nunca incomodar Max Verstappen. Seguiu-se um festival de penalizações pelo meio do pelotão que vão dar para mais de uma hora de discussão no podcast.

Próxima corrida é dentro de 15 dias e é cá: o Grande Prémio de Portugal no fim-de-semana de 30 de abril a 02 de maio.

GT World Challenge Europe

Ainda em Itália mas mais a norte, em Monza, correu-se a primeira prova da GT World Challenge Europe com Henrique Chaves e Miguel Ramos a colocarem o Lamborghini Gallardo em 3º lugar da categoria Pro-Am e 21º da geral numa prova ganha pelo Porsche 911 RSR #54 da Dinamic Motorsports.

European Le Mans Series

Em Barcelona, na primeira prova do ano do European Le Mans Series tivemos o regresso às vitórias nas pistas para Robert Kubica ele que dividiu o #41 da Team WRT com Louis Delatraz e Yifei Ye. Kubica venceu várias provas no ERC e WRC-2 em 2013 e 2014 mas não vencia nas pistas desde o Grande Prémio do Canadá de 2008.

IndyCar

Do outro lado do charco também foi um fim-de-semana animado. A IndyCar finalmente começou a temporada com o GP do Alabama. Pato O’Ward colocou o Dallara-Chevrolet da McLaren na pole-position mas a promessa de Zak Brown de um teste com um Fórmula 1 em caso de vitória não foi suficiente para o mexicano ir além de um quarto lugar na corrida onde Alex Palou da Chip Ganassi sentiu-se na “Sweet Home Alabama” e conseguiu a sua primeira vitória na IndyCar. Palou torna-se apenas no segundo espanhol a vencer provas de open-wheel nos Estados Unidos e teve a companhia de Will Power (Penske) e Scott Dixon (Chip Ganassi) no pódio. Romain Grosjean terminou em 10º lugar e foi o melhor rookie.

NASCAR

O fim-de-semana terminou com curvas à esquerda em Richmond, na Virgínia com o regresso às vitórias do #48 agora pela mão de outro Alex Bowman que roubou a vitória a Denny Hamlin que uma vez mais foi o piloto que mais voltas liderou mas continua sem vencer numa temporada que tem agora 8 vencedores diferentes em 9 corridas.

Próximo fim-de-semana

No próximo fim-de-semana regressa finalmente o WRC com o Rally da Croácia. A Fórmula E ruma até Valência para mais uma ronda dupla e a IndyCar vai até à Flórida para o Grande Prémio de St. Petersburg. A NASCAR vai até Talladega para a Geico 500.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *